Marcadores

terça-feira, 7 de junho de 2011

MATA ATLÂNTICA

   A Mata Atlântica localiza-se próxima a costa litorânea, estendendo-se desde Rio Grande do Norte até Rio Grande do Sul.
   A Mata Atlântica é a maior formação florestal do planeta condicionada pelo clima equatorial úmido. Apesar de sua grande extensão, toda Mata Atlântica é bastante úmida, pois a chuva é constante em todas as épocas do ano.
A Mata Atlântica apresenta árvores altas e várias espécies de animais, como a onça-pintada, anta, mico-leão-dourado, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, arara-azul-pequena, jaguatirica e capivara.
  Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5% da sua extensão original. Em alguns lugares como o Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira.
 Neste ecossistema existem vários tipos de plantas: andira, palmeiras, pau-brasil, ananas  e filgueiras .
Mas, infelizmente, esta é a floresta que mais sofre de extinção por estar tão desmatada pelos homens.
 Você sabia?
 Há quinhentos anos a floresta Atlântica cobria aproximadamente 1,3 milhões de quilômetros quadrados, mas hoje, mais de 92% de suas florestas foram devastadas e as remanescentes estão altamente fragmentadas.
Por ser uma das florestas mais ricas e ameaçadas do planeta, a Mata Atlântica é uma das prioridades globais em termos de conservação. Mesmo sendo apenas uma fração do tamanho da grandiosa floresta Amazônica, a floresta Atlântica abriga uma gama de diversidade biológica similar. A floresta Atlântica teve, portanto, que suportar grande parte do impacto ambiental do crescimento populacional desde que os primeiros europeus chegaram no Brasil em 1550.
Texto produzido por Beatriz e Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário