Marcadores

terça-feira, 7 de junho de 2011

CERRADO

A região de cerrado ocupa cerca de150 milhões de km2, situa-se no planalto Central brasileiro, estendendo-se pelos estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, parte do Maranhão, Piauí e Rondônia.
O Cerrado é formado pelo conjunto de formações vegetais de aspecto e fisionomia variáveis, principalmente de árvores baixas, retorcidas, que se misturam a um exuberante extrato herbáceo rasteiro. Apresenta duas estações bem formadas: inverno seco e verão chuvoso.
FLORA      
As árvores possuem troncos tortuosos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas, características resultantes da acidez do solo. São exemplos da flora: Capororoca, Eraipeira e Capitão.
FAUNA
 A fauna apresenta pelo menos 837 espécies, 161 espécies de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 espécies de répteis. São algumas dessas espécies: lobo- guará, tatu-canastra, onça-parda, tamanduá-bandeira e veado campeiro.
São inúmeros os fatores que têm causado a destruição do Cerrado, mas podemos elencar alguns, como:
-Explosão demográfica na região;
-Exploração predatória de madeira para carvão.
-Especulação imobiliária.
CURIOSIDADES
Debaixo do solo do Cerrado ocorrem verdadeiros rios. É lá embaixo que as árvores ainda verdes vão sugar a água com suas longas raízes. As que têm raízes curtas perdem as folhas.
O Cerrado se localiza em regiões quentes e tem longos períodos de seca.
                             Texto produzido por Guilherme Cabral e Arthur Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário