Marcadores

terça-feira, 7 de junho de 2011

MANGUEZAL

O manguezal é um encontro de rios e mares.  É um ecossistema costeiro,  com transição entre os ambientes terrestres e marinhos, em  uma zona úmida com características de regiões tropicais e subtropicais. As raízes do manguezal funcionam  como  filtros na retenção dos sedimentos. O manguezal pode ser chamado também de mangue.

 A sua biodiversidade faz com que essas áreas se constituam em grandes “berçários” naturais,  tanto para os peixes,  moluscos e crustáceos, que encontram todas condições  ideais  para  reprodução,  eclosão, criadouro e abrigo.

A flora do manguezal é habitada por espécies vegetais típicas de ambientes cheios de água, resistentes à alta salinidade da água e do solo. Uma árvore de manguezal chamada de mangue, chega à fase adulta em 5 anos,  além disso pode atingir cerca de 20 metros de altura. Apesar de possuírem apenas 7 espécies de árvores ,  os manguezais apresentam uma enorme biodiversidade.

A ostra, o mexilhão, as larvas de camarão e o sururu são espécies  filtradoras, que ao engolir a água do estuário,  retêm  as microalgas. Os animais da fauna deste ecossistema que estão em extinção são caranguejos, aratu (caranguejo-marinheiro), caranguejo-guaiamu, caranguejo–ucá , chama-mari, craca, lagosta, mariposa, mexilhão e minhoca.

Com a relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades.

Texto produzido por João Vítor, Pedro Paulo e Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário