Marcadores

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Transformações de Salvador

 Nesse trimestre investigamos sobre transformações da cidade.
 Aprendemos que o PDDU é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, ele é responsável pelo crescimento da cidade de Salvador. Nesses últimos anos, podemos observar que ele não cumpriu seu trabalho corretamente, pois Salvador cresceu espontâneamente, virando uma cidade não planejada.
 Cidade não planejada - uma cidade não planejada  é uma cidade que cresceu sem  um planejamento adequado. Algumas das características desse tipo de cidade são:
 -Quarteirões mal definidos
 -Muitas invasões (favelas)
 -Casas sem saneamento básico adequado
 -Condomínios e prédios sendo construídos a beira mar
 -Pessoas sem atendimento médico

Cidade planejada- é uma cidade que cresceu perfeitamente, se preocupando com o meio-ambiente, idosos, deficientes, gestantes e  pessoas pobres.


                                                               Produzido por: Maria, Mariana Casares, Mariana Ferrari e Juliana

terça-feira, 7 de junho de 2011

PANTANAL MATOGROSSENSE

O bioma do Pantanal ocupa, em território brasileiro, a parte oeste dos estados de Mato Grosso do Sul, além de estender-se por outros países como Paraguai e Bolívia.
Trata-se de uma vasta planície cortada por muitos rios e riachos que inundam durante a época das chuvas. As  características do pantanal são fortemente influenciadas pelo ciclo das chuvas. No período chuvoso, os rios transbordam o leito e inundam extensas áreas de planície que ficam cobertas de água. Essa chuva pode servir de fertilizante natural para  as plantas e é importante para toda a fauna e flora.                                                                                                 
O clima é muito quente no verão com temperatura média de 32° Célsius, e frio e seco no inverno, geadas nos meses de Julho e Agosto.                                           
O ecossistema Pantanal Mato-Grossense é muito diversificado abrigando uma grande quantidade de animais que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar diversas espécies de animais a seguir: jacarés, tuiuiús, tucanos, capivaras, peixes dourado, pintado e curimbatá, ariranha, macaco-prego, onça-pintada, veado-campista, lobo- guarà , entre outros.
Texto produzido por Rafael e Felipe

MATA ATLÂNTICA

   A Mata Atlântica localiza-se próxima a costa litorânea, estendendo-se desde Rio Grande do Norte até Rio Grande do Sul.
   A Mata Atlântica é a maior formação florestal do planeta condicionada pelo clima equatorial úmido. Apesar de sua grande extensão, toda Mata Atlântica é bastante úmida, pois a chuva é constante em todas as épocas do ano.
A Mata Atlântica apresenta árvores altas e várias espécies de animais, como a onça-pintada, anta, mico-leão-dourado, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, arara-azul-pequena, jaguatirica e capivara.
  Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5% da sua extensão original. Em alguns lugares como o Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira.
 Neste ecossistema existem vários tipos de plantas: andira, palmeiras, pau-brasil, ananas  e filgueiras .
Mas, infelizmente, esta é a floresta que mais sofre de extinção por estar tão desmatada pelos homens.
 Você sabia?
 Há quinhentos anos a floresta Atlântica cobria aproximadamente 1,3 milhões de quilômetros quadrados, mas hoje, mais de 92% de suas florestas foram devastadas e as remanescentes estão altamente fragmentadas.
Por ser uma das florestas mais ricas e ameaçadas do planeta, a Mata Atlântica é uma das prioridades globais em termos de conservação. Mesmo sendo apenas uma fração do tamanho da grandiosa floresta Amazônica, a floresta Atlântica abriga uma gama de diversidade biológica similar. A floresta Atlântica teve, portanto, que suportar grande parte do impacto ambiental do crescimento populacional desde que os primeiros europeus chegaram no Brasil em 1550.
Texto produzido por Beatriz e Laura

CERRADO

A região de cerrado ocupa cerca de150 milhões de km2, situa-se no planalto Central brasileiro, estendendo-se pelos estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, parte do Maranhão, Piauí e Rondônia.
O Cerrado é formado pelo conjunto de formações vegetais de aspecto e fisionomia variáveis, principalmente de árvores baixas, retorcidas, que se misturam a um exuberante extrato herbáceo rasteiro. Apresenta duas estações bem formadas: inverno seco e verão chuvoso.
FLORA      
As árvores possuem troncos tortuosos, de baixo porte, ramos retorcidos, cascas espessas e folhas grossas, características resultantes da acidez do solo. São exemplos da flora: Capororoca, Eraipeira e Capitão.
FAUNA
 A fauna apresenta pelo menos 837 espécies, 161 espécies de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 espécies de répteis. São algumas dessas espécies: lobo- guará, tatu-canastra, onça-parda, tamanduá-bandeira e veado campeiro.
São inúmeros os fatores que têm causado a destruição do Cerrado, mas podemos elencar alguns, como:
-Explosão demográfica na região;
-Exploração predatória de madeira para carvão.
-Especulação imobiliária.
CURIOSIDADES
Debaixo do solo do Cerrado ocorrem verdadeiros rios. É lá embaixo que as árvores ainda verdes vão sugar a água com suas longas raízes. As que têm raízes curtas perdem as folhas.
O Cerrado se localiza em regiões quentes e tem longos períodos de seca.
                             Texto produzido por Guilherme Cabral e Arthur Silva

MANGUEZAL

O manguezal é um encontro de rios e mares.  É um ecossistema costeiro,  com transição entre os ambientes terrestres e marinhos, em  uma zona úmida com características de regiões tropicais e subtropicais. As raízes do manguezal funcionam  como  filtros na retenção dos sedimentos. O manguezal pode ser chamado também de mangue.

 A sua biodiversidade faz com que essas áreas se constituam em grandes “berçários” naturais,  tanto para os peixes,  moluscos e crustáceos, que encontram todas condições  ideais  para  reprodução,  eclosão, criadouro e abrigo.

A flora do manguezal é habitada por espécies vegetais típicas de ambientes cheios de água, resistentes à alta salinidade da água e do solo. Uma árvore de manguezal chamada de mangue, chega à fase adulta em 5 anos,  além disso pode atingir cerca de 20 metros de altura. Apesar de possuírem apenas 7 espécies de árvores ,  os manguezais apresentam uma enorme biodiversidade.

A ostra, o mexilhão, as larvas de camarão e o sururu são espécies  filtradoras, que ao engolir a água do estuário,  retêm  as microalgas. Os animais da fauna deste ecossistema que estão em extinção são caranguejos, aratu (caranguejo-marinheiro), caranguejo-guaiamu, caranguejo–ucá , chama-mari, craca, lagosta, mariposa, mexilhão e minhoca.

Com a relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades.

Texto produzido por João Vítor, Pedro Paulo e Leonardo

Amazônia

       A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e está  localizada na  América do Sul, ocupando 40% do território  Brasileiro. Além do Brasil, a Amazônia está distribuída entre: Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Peru, Suriname e Equador.
     Este bioma possui a maior diversidade de plantas e animais do mundo, além do maior rio do mundo: o Amazonas. Como as árvores crescem muito juntas umas das outras, as espécies da vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre porque com a chegada de poucos raios  solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver.
     O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta Amazônica macacos, cobra, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta Amazônica: rio Amazonas e seus afluentes são repletos de diversas espécies de peixes.
       O peixe boi e a arara canga são espécies em extinção na floresta Amazônica . A seringueira também.

Texto produzido por Camila e Anna Paula

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Parceria e Solidariedade

Nós alunos do Grupo 9, fomos a Escola Cid Passos para ofertar alimentos não perecíveis que foram arrecadados na gincana do dia das mães. A mesma fica em frente a praia  e se localiza em Paripe, subúrbio de Salvador.
 A nossa ida a este lugar foi muito legal, pois lá  tem um parquinho, duas quadras, uma piscina que está interditada, uma árvore grande  e brinquedos muito divertidos.
O espaço é muito grande, mas infelizmente não é bem cuidado. Há apenas três funcionários para fazer a limpeza de toda a escola. São ao todo 500 alunos que entram de manhã e só saem no final da tarde. Eles fazem suas refeições diárias na escola. Mas, as vezes falta alimentos.
Na escola eles brincam de pega-pega, esconde-esconde e pato- pato –pato-ganso é uma versão de chicotinho queimado.








Achamos que foi muito legal e interessante porque podemos conhecer e ver a triste realidade de muitas crianças. Nossas mães também ficaram muito mobilizadas e por isto resolveram ajudar na reforma da piscina.

Atividade para 03/06

1- Acesse o site www.recreio.com.br
2- Abra o Llink ATIVIDADES (parte de cima da tela)
2- Busque a janela MUNDO DAS ATIVIDADES
3- Abra em MÁGICAS
4- ESCOLHA UM TEMA que seja do seu interesse
5- Faça a mágica sugerida na atividade
6-  Envie para o blog de outra turma  do G9 a sugestão de uma mágica. Mas, procure expilcá-la passo a passo para que os alunos(as) possam realizá-la com sucesso.