Marcadores

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Finalizando o trimestre- Ciências Sociais

Máquinas
Nesse primeiro trimestre nós investigamos sobre máquinas simples, e tivemos os seguintes resultados:
Máquinas simples são objetos que nos ajudam no nosso dia a dia, facilitando a execução de tarefas e atividades, que seriam mais difíceis de serem feitas sem ajuda dessas máquinas, como por exemplo:
Martelo – Objeto feito para pregar pregos...
Lápis- Objeto feito para escrever...
Temos muito mais máquinas importantes, como a polia, ela é um objeto usado para levantar cargas pesadas, exercendo menos força. O elevador não funcionaria sem a polia, pois é ela quem faz o elevador se mover para cima e para baixo...
Também temos a roda que nos ajuda a transportar objetos de grande peso com maior facilidade, pois ao girar ela move carros ou meios de transporte. Tempos depois da invenção da roda John Boyd Dunlop percebeu, que a roda ao passar por terrenos irregulares o motorista sentia um grande desconforto, então ele criou o tão precioso pneu, enchendo camadas de borracha.
Existe também a alavanca que facilita muito nossa vida, maçaneta, abridores de garrafa, vara de pescar e etc.
Se você parar para pensar o seu corpo está cheio de alavancas: mandíbula, calcanhar, cotovelo e etc..
Alavanca é uma barra que gira em torno de um ponto fixo, toda alavanca contem a FR ( força resistente), FP ( força potente) e fulcro ou ponto de apoio. Quanto maior for a “barra” da alavanca, menos força termos que utilizar para executar a tarefa.
Na balança mecânica, o quanto mais longe o peso estiver do ponto de apoio mais pesado ele ficará, então, se você quiser checar a exata diferença de peso entre uma carga e outra, equilibre os pesos com a mesma distância do ponto de apoio.
Isso foi o que aprendemos.

Leonardo Távora
Mariana Casares
Mariana Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário